04 maio Violência sexual: escândalo na ginástica nacional
O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma violência silenciosa. A discrição de quem comete o crime e tão cruel quanto a capacidade de ferir. As cicatrizes são profundas e podem doer uma vida inteira. O perigo pode estar mais perto do que se imagina…
A triste realidade está exposta nos noticiários da semana. O treinador Fernando de Carvalho Lopes, que já fez parte da comissão técnica da seleção brasileira de ginástica, prevaleceu-se de sua posição para cometer abuso sexual contra diversos garotos. Ginastas mundialmente conhecidos, como Petrix Barbosa, Lucas Altemeyer e até o bicampeão mundial Diego Hypolito, contaram o que sofreram com o treinador e revelaram que práticas abusivas são comuns nos bastidores do esporte.
O caso começou em 2016, quando um menino fez a primeira denúncia ao receber o apoio dos pais. Seguindo o exemplo dele, muitos outros jovens e adultos resolveram se pronunciar. Reportagens da Rede Globo, desta semana, indicaram mais de 40 situações de abuso sexual envolvendo Fernando e menores de idade. O técnico é acusado de intimidar, tocar e observar meninos de maneira inapropriada em treinos, testes físicos e viagens.
Agora eu pergunto: e se os pais não tivessem acreditado no filho? Quantos outros garotos continuariam passando por isso, tendo seus sonhos roubados, sua dignidade violada e, provavelmente, com traumas por toda a vida? A relação de confiança com as crianças pode fazer a diferença. Muitas delas precisam apenas de uma oportunidade para se abrir. Esteja atento e denuncie! Disque 100.
No Comments